IMG_8075.jpg

O Comité Técnico, Gestão e Assessor dos Projetos Empreendedorismo Marítimo reuniu-se  nos dias 7 e 8 de março, na Universidade de Cabo Verde,  para um encontro de balanço do andamento dos projetos “Empreendedorismo e autoemprego para jovens e mulheres no setor da economia azul em Cabo Verde”, financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID)  e “Transferência e empreendedorismo marítimo em Cabo Verde como estratégia para o crescimento do emprego e desenvolvimento económico, social e ambiental”, financiado pela pela AECID e “Xunta de Galícia.

Tratou-se essencialmente de uma reunião de seguimento dos projetos referidos que teve por objetivos rever as atividades previstas para 2019, estabelecer as datas de implementação das mesmas e reunir o Comité Gestão e Assessor do Projeto (multi-institucional) com o fim de apresentar as atividades desenvolvidas e as previstas.

Durante o balanço, foram apresentados os projetos que vão ser incubados na Universidade de Cabo Verde no âmbito do programa Incubando Empreamar. Os critérios de seleção foram definidos pelo Comité Técnico do Projeto, com o apoio da Universidade de Vigo.

Revisão dos projetos e das atividades previstas: Projeto Xunta de Galícia e projeto AECID; revisão e acordo dos procedimentos e enfoque da pré-incubadora, aceleradora e na “capital semente”; ponto de situação dos dois projetos: Projeto Xunta de Galícia e projeto AECID; validação da seleção dos projetos do EMPREAMAR-CV para entrar na incubadora, foram alguns dos assuntos tratados durante o encontro de balanço realizado.

Paraíso dos mariscos (São Vicente), Comércio e distribuição de materiais de pesca – Malha dura (Santiago), Cabanas de ideias ECO (São Vicente), Transporte marítimo de turistas – Transpomar (Santiago), Pastpex – Tratamento de pescado e pastelaria (Maio) são os projetos que vão ser incubados na Universidade de Cabo Verde, tendo todos os parceiros envolvidos demonstrado abertura e disponibilidade para dar o seu contributo ao Programa  Economia Azul.

A Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento, acredita que esses resultados refletem o empenho e o esforço de todos. Com isso, a Universidade de Cabo Verde terá não só uma incubadora para a área das pescas, mas também ganhará as competências necessárias para acelerar ou incubar empresas em outras áreas.

O projeto Empreender em Azul pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, dependentes da economia do mar, através da implementação de soluções inovadoras, baseadas na formação e promoção de empreendimentos sustentáveis e rentáveis, bem como gerar oportunidades de emprego para jovens e mulheres, no âmbito da estratégia de crescimento azul de aproveitamento de recursos marinhos, mediante a promoção de empreendimentos sustentáveis e viáveis.

O projeto tenta combater o problema do desemprego que afeta o país, mais especificamente a população jovem e as mulheres. Centra-se nas comunidades costeiras, tendo em conta a vulnerabilidade que pressupõe a grande dependência do setor da pesca artesanal.

Financiamento
  • logo galeza
  • Logo Embaxaida Espanhola CV 2
  • LOGO UVIGO
  • GUARDARIMAGEM
  • logotipo unicv final
  •      INDP logo
Colaboração
  • ProEmpresa LOGO


© Empreamar Cabo Verde 2020