Cerimónia do lançamento da 2ª fase do Empreamar CV

A Universidade de Cabo Verde lançou a 2ª fase do programa Empreamar, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas dependentes da economia do mar, através da implementação de soluções inovadoras baseadas na formação e promoção de empreendimentos sustentáveis e rentáveis. O ato de lançamento aconteceu no dia 29 de março, no auditório da Escola de Negócios e Governação.

Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento

 

 

 

A Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento, ressaltou a importância do projeto para a Universidade de Cabo Verde, que constitui um resultado concreto do pilar da extensão Universitária, permitindo à Uni-CV, em consórcio com a Universidade de Vigo e o Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas, transferir conhecimento científico para a sociedade, especificamente para os setores que direta ou indiretamente desenvolvem atividades ligadas à economia azul, um dos eixos do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) de Cabo Verde e uma prioridade para o Governo de Cabo Verde.  Representa ainda uma oportunidade de reforço das competências científicas e técnicas dos docentes e investigadores da Uni-CV no setor do empreendedorismo, com capacidade para formar empreendedores em incubação e aceleração de empresas e ideias empreendedoras.

 

 

 Embaixadora de Espanha em Cabo Verde, Maria Dolores Rios Peset

 

 

 

 

Durante o lançamento da 2ª fase, a Embaixadora de Espanha em Cabo Verde, Maria Dolores Rios Peset, afirmou que a relação com a Universidade de Cabo Verde vai reforçar-se ainda mais nesta nova fase que se inicia com o financiamento da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, mas conta ainda com um financiamento adicional do Governo de Galícia, em parceria com a Universidade de Vigo. O projeto tem como principal objetivo gerar empregos para jovens bem como o fortalecimento da inovação.

 

 

 

 

Presidente da PROEMPRESA, Pedro Barros

 

 

 

 

"A PROEMPRESA, enquanto a instituição pública, que tem no âmbito das suas atribuições a promoção do empreendedorismo e a inovação no geral, assume esta parceria com um carinho muito especial, pelo facto de este programa ter como especificidade apoiar os formandos, potenciais empreendedores, no reforço das suas capacidades para o desenvolvimento de projetos empresariais ligados à economia marítima.  Tendo como foco, especificamente, o desenvolvimento de projetos, visa sobretudo o empreendimento e o autoemprego dos jovens e mulheres bem como uma aposta no desenvolvimento empresarial no setor marítimo, o crescimento do emprego e o desenvolvimento económico e social", disse Presidente da PROEMPRESA, Pedro Barros. 

Coordenador Geral do projeto na Universidade de Vigo, Gonzalo Méndez

 

 

 

 

 O Coordenador Geral do projeto na Universidade de Vigo, Gonzalo Méndez, durante a sua intervenção, sublinhou que Cabo Verde foi o país selecionado como prioritário para desenvolver projetos que fortalecem a pesquisa e a formação académica no setor marítimo. O projeto que está a ser lançado faz parte de um caminho de cooperação das entidades envolvida, graças ao apoio da Agência Espanhola de Cooperação e Desenvolvimento.

 

 

A 2ª fase do programa Empreamar CV foi apresentado pelo Coordenador Geral do Empreamar CV, Ailton Moreira, e pelo Coordenador Geral da Cooperação Espanhola em Cabo Verde, Jaime Puyoles.

O projeto tenta combater o problema de desemprego que afeta o país, mais especificamente a população jovem e mulheres. Centra-se nas comunidades costeiras e na vulnerabilidade que supõe a grande dependência do setor na pesca artesanal. Prevê-se o aproveitamento sustentável dos recursos marinhos, como forma de diversificar as atividades económicas, de melhorar a cadeia de valor da pesca via transformação dos produtos pesqueiros, sua distribuição e comercialização, ou através de atividades alternativas, como o turismo e outros serviços ligados ao mar, sempre com o foco na sustentabilidade.

Financiamento
  • logo galeza
  • Logo Embaxaida Espanhola CV 2
  • LOGO UVIGO
  • GUARDARIMAGEM
  • logotipo unicv final
  •      INDP logo
Colaboração
  • ProEmpresa LOGO


© Empreamar Cabo Verde 2019