2fase_empreamar-cv (1).jpg

Os candidatos selecionados de diferentes ilhas começam a receber uma ação de formação em empreendedorismo, no âmbito do programa de empreendedorismo marítimo. No total foram 25 empreendedores que marcaram presença na formação que teve início nesta segunda-feira, 15, e prolonga-se até sexta-feira, 19 de julho, na Escola de Negócios e Governação, em Palmarejo.   

No ato de abertura, o Coordenador de Negócios da Embaixada de Espanha em Cabo Verde, Jaime Puyoles, considerou que com esta formação os formandos vão poder melhorar as suas ideias de negócios e colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a formação. “A economia azul está no centro da iniciativa do Empreamar CV”, avançou.

Por sua vez, a Vice-Reitora para Extensão Universitária e Reitora em substituição, Astrigilda Silveira, realçou que as atividades desta semana vão incidir numa ação de formação que visa, sobretudo, gerar e promover capacidades e habilidades empreendedoras, debruçando sobre 3 módulos, nomeadamente: a introdução à empresa, modelo de negócio, económico, financeiro e jurídico.

“Este programa enquadra-se no conceito da economia azul, que foi assumido pelo governo de Cabo Verde, para inserção do país nas cadeias de valor mundiais, expansão do acesso aos mercados e redução dos fatores de vulnerabilidade através da exploração de recursos marinhos e costeiros”, afirmou a Vice- Reitora.

Ao longo da semana serão levadas a cabo várias dinâmicas, desde o perfil do empreendedor, amadurecimento de ideias, à metodologia do design thinking, passando pelo plano de negócio, regime fiscal, questões jurídicas, até à sua chegada ao mercado. O objetivo final é gerar valor social e económico baseado no maior recurso natural endógeno, através de iniciativas de negócios.

O êxito desta iniciativa assegura a sua continuidade com novas fontes de financiamento e com a colaboração de novos atores. Atualmente, os sócios do programa Empreamar CV são: Universidade de Cabo Verde, INDP (Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas), Universidade de Vigo – Campus do Mar e a Pró-empresa. A AECID e a Xunta de Galícia apoiam a iniciativa através de financiamento e apoio técnico e institucional.

Financiamento
  • logo galeza
  • Logo Embaxaida Espanhola CV 2
  • LOGO UVIGO
  • GUARDARIMAGEM
  • logotipo unicv final
  •      INDP logo
Colaboração
  • ProEmpresa LOGO


© Empreamar Cabo Verde 2019